Você está preparado para o futuro do mercado de trabalho?

Que tipo de líder você quer ser?

Que tipo de líder você gostaria de ter?

Que tipo de empresa você quer trabalhar?

Que tipo de empresa você quer criar?

Há alguns dias estive em um evento em São Paulo que trouxe como proposta discutir o futuro do mercado de trabalho, com o palestrante Alexandre Pellaes, que colocou diversas questões interessantes sobre como enxergamos as relações de trabalho e qual o provável rumo destas relações.

E estas perguntas ficaram ecoando em minha cabeça… Será que os profissionais, tanto os que já estão, como os que vão entrar no mercado de trabalho, focam no que realmente importa?

A pesquisa mundial sobre o Futuro do Trabalho realizada pela ADP, aponta 5 tendências para as novas relações de trabalho. Foram 2 mil entrevistas com profissionais de empresas no Brasil e mais 12 países, que destaca os 5 pontos que guiarão a maneira como empresas e profissionais irão trabalhar:

  1. Liberdade – Também entendida como Flexibilidade. A internet acessível , smartphones, aplicativos, tornaram o Home Office uma possibilidade real. O que fica clara a necessidade de entender que a liberdade traz a responsabilidade de produzir, independente de ter um chefe que “vigia” suas horas trabalhadas.
  1. Conhecimento – Ter acesso ao aprendizado de forma simples e rápida. As empresas precisarão entender que quanto mais facilitar o acesso à informação, e principalmente à formação, melhor será a produtividade. E ao mesmo tempo, os profissionais precisarão estar atentos e buscar o conhecimento, sem que alguém esteja cuidando deste assunto ou de sua carreira.
  1. Autogestão – Estruturas cada vez menos hierarquizadas e mais colaborativas exigirão dos profissionais a habilidade de gerenciar sua produtividade e contribuição. E esta será a chave para que tanto profissionais quanto empresas consigam o melhor resultado. As empresas precisarão confiar e proporcionar a liberdade e o acesso ao conhecimento para que o profissional exerça sua capacidade de gerir seu tempo, seus talentos e sua produtividade.
  1. Estabilidade – E se você estiver pensando que está ligada à estabilidade de emprego, conseguida por concursos públicos, está enganado. A segurança está principalmente pautada na qualidade de networking e no potencial de empregabilidade.
  1. Significado –Cada vez mais será imperativo conhecer o seu propósito, seus valores e o alinhamento com a empresa escolhida, seja a empresa que irá te contratar como colaborador ou aquela que você irá prestar serviços.

Veja a matéria completa em Exame.com

A importância da autogestão no futuro do mercado de trabalho

Percebe que o foco é muito mais você do que a empresa, o mercado, a profissão do momento? A gestão de si mesmo será imprescindível para este novo mercado e esta autogestão irá requerer o, as vezes temido, AUTOCONHECIMENTO.

É com o autoconhecimento que você irá conseguir enxergar se aquilo que faz de melhor, o que busca e gosta de fazer e seus valores, estão alinhados com o que o mercado necessita – ou seja, o seu propósito. Vai exercitar sua autogestão para escolher que conhecimentos buscar, que futuro espera para sua carreira e quem serão as pessoas que elegerá ter ao seu lado para construir sua jornada.

Isto traz uma enorme gama de oportunidades! Me parece a eliminação de frases como: “Eu te pago pra executar!”, ou seja, você não pensa… Absurdo pensar que ainda existem empresas que cultuam gestores assim? Infelizmente não.

Agora a bola está com você! E o que isso quer dizer? Que você precisa tomar a rédea de sua vida e de sua carreira. Mais liberdade (UAU!) e também, mais responsabilidade e menos procrastinação!

Talvez isso signifique sair da zona de conforto…E isso pode dar medo, não? Por isso, é importante que você escolha com quem vai contar neste processo.

Não se iluda pensando que esta nova ordem não irá te afetar…Não importa sua idade, onde mora, se é empregado ou tem uma empresa! Se você estiver no mercado de trabalho nos próximos anos, você será impactado!

E aí, você está preparado?

O programa “Invista na Você Futuro S/A” foi desenvolvido para auxiliar os profissionais que estão buscando se preparar para estas mudanças, que já são realidade em algumas empresas, como Zappos, WholeFoods, 99Jobs, entre outras.

Faz sentido pra você?

Deixe seu comentário 🙂

Abraços e até a próxima!